Campeonato do Mundo - Portugal contra a França

segunda-feira, 3 de julho de 2006

Força Portugal !!!!!!

Portugal disse adeus, esta terça-feira, à pacata vila de Marienfeld, pequeno localidade alemã onde a selecção estagiou durante exactamente um mês.

Trinta dias de alegria proporcionada pela excelente campanha da equipa de Luiz Felipe Scolari no campeonato Mundo da FIFA que conhece quarta-feira mais um episódio.


Um reencontro com a França, adversário que não traz boas memórias, mas que o defesa Miguel e o avançado Hélder Postiga querem, finalmente, vencer.

As estatísticas dos jogos entre Portugal e França não são propriamente animadoras para a selecção lusa, mas Luiz Felipe Scolari é um homem de recordes e, quando a equipa entrar em campo esta quarta-feira, vai tentar bater mais alguns. Vencer pela primeira vez os Les Bleus em jogos oficiais e garantir a primeira presença na final de um Campeonato do Mundo.

Curiosamente, Portugal e França sós se encontraram por duas vezes em grandes competições internacionais e, em ambas as ocasiões, os gauleses impediram os lusos de chegarem à final. A primeira vez foi nas meias-finais do Campeonato da Europa da UEFA 1984, quando Platini e companhia venceram por 3 a 2 num jogo que só ficou decidido no prolongamento.

Dezasseis anos depois, novo Europeu, desta vez em Inglaterra, e novo duelo luso-francês nas meias-finais. Portugal ainda esteve a vencer por 1 a 0 graças a um golo de Nuno Gomes, mas os gauleses deram a volta ao marcador, garantindo a presença na final, que haveriam de vencer ante a Itália, graças a uma grande penalidade convertida por Zinedine Zidane nos instantes finais do encontro.

Miguel e Postiga contra a história

O ambiente entre a selecção portuguesa é de grande optimismo no último dia de trabalho em Marienfeld antes da viagem para Munique, palco da meia-final desta quarta-feira. “É verdade que há uma rivalidade enorme entre as duas seleções e o jogo da meia-final de 2000 ainda está atravessado na nossa garganta. Esperamos mudar a história”, disse a propósito o avançado Hélder Postiga.

”Vamos conseguir ultrapassar tudo que temos contra nós, incluindo o cansaço, com toda a nossa motivação. Sei que não é fácil dizer isto, mas acho que vamos ganhar à França”, afirmou, por seu lado, o defesa direito Miguel. Sobre deco disse, “É o nosso mágico. Ele vê linhas de passe onde mais ninguém vê”.

O campeonato ainda não terminou e queremos chegar à final”, afirmou o sempre optimista Miguel.

0 comments: