Italia ganha mundial 2006

terça-feira, 11 de julho de 2006


O troféu mais valioso do futebol está em mãos italianas, mas os jogadores da Azzurra de Marcello Lippi não foram os únicos que comemoraram depois de uma Copa do Mundo da FIFA em que tanto os jogadores quanto os anfitriões alemães deram aos amantes do futebol tantas alegrias.

Da vitória da Alemanha sobre a Costa Rica no jogo de abertura, em Munique, no dia 9 de junho, até o triunfo da Itália sobre a França, na final, em Berlim, exatamente um mês depois, os eventos na Alemanha fascinaram mais de 30 bilhões de pessoas no mundo todo (audiência acumulada).

Todos acompanharam enquanto 32 times, de Angola aos Estados Unidos, conspiraram para entusiasmar e encantar durante a maratona de 64 partidas e 147 gols com a presença de 3.359.439 pessoas em 12 estádios – e outros tantos milhões nas Fan Fests espalhadas pela Alemanha.

No final, a Itália conquistou o título graças a um verdadeiro trabalho coletivo. Vinte e um do plantel de 23 jogadores de Lippi jogaram, e dez deles acharam o fundo da rede nessa Copa do Mundo. Com a defesa construída em torno do goleiro Gianluigi Buffon e do capitão Fabio Cannavaro, a Itália defendeu-se maravilhosamente bem e tomou apenas dois gols – um gol contra e outro de pênalti.

Houve muito mais para admirar-mos, da mistura de elegância e força no meio-de-campo de Andrea Pirlo e Gennaro Gattuso, às investidas corajosas dos laterais Gianluca Zambrotta e Fabio Grosso. Foi o gol de Grosso que definiu uma semifinal fantástica contra a Alemanha e sua última cobrança de pênalti selou a vitória na final.

0 comments: