Portugal, França , Alemanha e Italia nos Bota de ouro

sexta-feira, 7 de julho de 2006

Estas equipas tem candidatos a este trofeu.

Maniche é um dos dez candidatos à Bola de Ouro, troféu que distingue o melhor jogador do Campeonato do Mundo. A selecção dos finalistas foi feita pelo Grupo de Estudos Técnicos da FIFA e com o médio português concorrem os franceses Henry, Patrick Vieira e Zidane, os italianos Buffon, Cannavaro, Pirlo e Zambrotta e os alemães Klose e Ballack. Para esta eleição só podem ser escolhidos futebolistas que tenham disputado as meias-finais.

A escolha do português baseou-se nos dois excelentes golos marcados - ao México, na fase de grupos, e à Holanda, nos oitavos-de-final - e por ser considerado peça fundamental do meio-campo português, onde revelou excelente visão de jogo e uma enorme capacidade para efectuar diagonais que muito contribuíram para a que a selecção nacional tivesse atingido as meias-finais.

A distinção de melhor jogador do Campeonato do Mundo será conhecida após votação dos jornalistas, uma situação que à partida coloca em melhor posição os elementos das equipas que vão disputar a final, em Berlim, no domingo. Porém, independentemente de vencer ou não, só o facto de ter sido um dos 10 finalistas é já um excelente prémio para Maniche, depois do período conturbado que passou na última época.

No Mundial Coreia/Japão, o vencedor foi Kahn, veterano guarda-redes da Alemanha, curiosamente um dos 23 eleitos por Jurgen Klinsmann para a competição que termina domingo, mas que ainda não disputou qualquer jogo, uma vez que a aposta do seleccionador germânico recaiu em Lehmann. Ronaldo (1998), Romário (1994), Schilacci (1990), Maradona (1986) e Rossi (1982) constam na galeria de vencedores do prémio mais desejado a nível individual do Campeonato do Mundo.

0 comments: