Liga dos Campeões 100 milhões

quarta-feira, 23 de agosto de 2006

Liga dos Campeões 100 milhõesLiga dos Campeões: Vencedor pode receber mais de 100 milhões

A conquista da Liga dos Campeões, a principal competição europeia de clubes, pode render à equipa vencedora mais de 100 milhões de euros, revela um estudo da Mastercard hoje divulgado.

O valor avançado pela empresa de cartões de crédito, que é o patrocinador oficial desta competição da UEFA desde 1994, envolve potenciais novos contratos de patrocínio para os clubes vencedores, bem como um reforço das receitas originárias das transmissões televisivas, do material de “merchandising”, da bilheteira dos jogos e dos próprios passes dos jogadores.

O estudo, que contou com a colaboração de 12 economistas e especialistas europeus do sector desportivo, refere mesmo que é a área de patrocínios que tem o maior contributo nesta estimativa, ao representar um potencial na ordem dos 50 milhões de euros. Na edição deste ano, e pela primeira vez, Portugal terá três equipas a disputarem simultaneamente a fase de grupos Liga dos Campeões: FC Porto, Sporting e Benfica. O arranque oficial da competição da UEFA está agendado para amanhã, com a realização do sorteio para a fase de grupos.

A análise da Mastercard destaca ainda que não são só os clubes vencedores que podem retirar benéficos financeiros da participação na final da competição da UEFA. Para os especialistas, as cidades dos clubes vencedores também podem ganhar receitas extras, dando como exemplo os casos de Liverpool (venceu em 2005) e do Porto (vencedor em 2004). Segundo o estudo, a conquista da Liga dos Campeões pode render à cidade da equipa vencedora mais de 35 milhões de euros. No do Porto, o estudo estimou um retorno na ordem dos 12 milhões de euros, enquanto que a cidade inglesa terá conseguido cerca de 70 milhões de euros.

“As cidades beneficiam de um crescimento do consumo em sequência do sentimento de bem-estar por parte da população”, defendem os especialistas, justificando ainda que o aumento na circulação de turistas, o crescimento dos negócios locais e a maior promoção da imagem da cidade são outros factores a ter em conta.

Fonte: O jogo

0 comments: