Pedro Marques - o miudo em espanha - madrid

terça-feira, 1 de agosto de 2006

Pedro Marques - o miudo - Real madrid

Quando começou a dar os primeiros toques na bola com apenas oito anos, Pedro Marques era apenas mais um miúdo com o sonho de ser profissional da bola. Volvidos dez anos, o até agora júnior da Naval mudou-se para Real Madrid, protagonizando um salto de uma dimensão enorme… que não teme

Portugal tem mais um emigrante do futebol. Com apenas 18 anos, Pedro Marques embarcou ontem para Madrid onde passará a jogar na principal equipa de juniores do Real Madrid. Mesmo que o seu currículo já seja interessante, por ter jogado no Sporting nos infantis e iniciados, sair da Naval, e da sua Figueira da Foz, para “o maior clube do Mundo” é um salto verdadeiramente galáctico.

Pedro Marques deu nas vistas enquanto representou os leões, mas a inadaptação à Academia de Alcochete fez com retornasse a Coimbra e neste último ano à Naval. E, apesar de ser cada vez mais frequente ver jogadores a emigrar ainda com idade de formação, não é nada normal ser a Naval a colocar jovens na alta-roda. Tudo começou em Dezembro último, no torneio interassociações Manuel Quaresma, onde Pedro Marques representou a selecção de Coimbra. “Fiz um bom primeiro jogo, mas saí lesionado ao intervalo. No segundo, correu tudo bem e no fim veio um senhor espanhol falar comigo”, recorda. O jovem não sabia que o tal senhor se tratava do olheiro número um do Real Madrid, que nesse mesmo dia pôs um agente a tratar do assunto. “Nessa noite ligou-me o Pedro Romão, que não conhecia, e agora é o meu empresário”. Tudo ficou bem encaminhado, e depois de mais algumas observações aos jogos da Naval, o contrato de formação foi assinado a 30 de Março, um dia antes de Pedro Marques completar 18 anos.

Agora que está na capital espanhola, este médio de ataque promete dar continuidade ao trabalho feito até aqui. “Ainda não fiz nada”, diz, com humildade. Reconhecendo que “o coração batia mais forte” cada vez que via o Real Madrid a jogar na televisão, Pedro Marques está a cumprir “o sonho de qualquer jogador”. Para já, o ex-número 7 dos juniores da Naval – camisola que gostaria de manter – sabe que cumprirá agora o último ano em escalões de formação, sempre com o “pensamento de chegar à equipa sénior”, sabendo que “a equipa B já seria uma boa opção”.

Estará um miúdo de 18 anos preparado para viver no estrangeiro longe da família e dos amigos? “Isso já aconteceu quando vivi na Academia do Sporting”, lembra. Ainda assim, na altura Pedro Marques passou por alguns problemas de adaptação ao meio que o rodeava, situação que quer evitar desta vez: “Estou mais maduro. Agora sei para o que é que vou”, sublinha. Nem a língua será obstáculo, pois mesmo falando apenas o típico “portuñol”, Pedro Marques, jogador “rápido e de boa técnica”, acha que irá perceber tudo de início. “Ainda bem que vou para Madrid, porque parece que em Barcelona eles falam mais rápido e são mais difíceis de entender”, desabafa…

Agora, Pedro Marques está mais perto de se tornar num “jogador profissional de futebol”. E nestas idades é normal ter-se ídolos, como Cristiano Ronaldo, que conhece dos tempos do Sporting, ou Robinho, que a partir de agora irá estar a treinar mesmo ali ao lado.

Fonte : o jogo

0 comments: