Selecção Nacional Basquetebol

segunda-feira, 18 de setembro de 2006

PARABÉNS a Selecção Nacional Basquetebol

Espectacular vitória sobre Israel: 69-49

Um minuto para o final. O marcador indicava 66-48 para Portugal. Dezoito pontos de diferença e uma vitória garantida, mas insuficiente para apurar a Selecção Nacional para a final do Campeonato da Europa do próximo ano, a jogar em Espanha. Subitamente, sem aviso prévio, uma explosão de alegria abate-se sobre o pavilhão: A Bósnia acabava de vencer a Macedónia. O sonho estava consumado. Sejam bem vindos à realidade do Eurobasket 2007.

Se nada mais houvesse para escrever bastava esta descrição da parte final do jogo de ontem para eternizar o momento histórico que a Selecção Nacional acabava de conquistar. Pela primeira vez em toda a história do basquetebol português, Portugal conseguiu o apuramento para a fase final de um Campeonato da Europa. De "outsiders" fizeram-se favoritos e acabaram por merecer o estatuto imposto pelos aziagos e "pseudo-superiores" macedónios, israelitas e bósnios.

Ontem, em Paredes, a selecção lusa escreveu com letras de ouro a mais brilhante página do basquetebol nacional, ao vencer por 20 pontos de diferença, 69-49, a sua congénere israelita, que, recorde-se, no Eurobasket'2005 conquistou a nona posição, tendo vencido a agora campeã mundial Espanha.

Com o objectivo da qualificação bem presente, os jogadores portugueses entraram em campo firmes e cheios de esperança em realizar o sonho europeu. Após uma primeira parte bastante equilibrada (18-18 no primeiro período) e 33-32 registados ao intervalo, Portugal abriu o livro e arrasou por completo o seu adversário. Um parcial de 20-0 (39-39 para 59-39) alcançado no terceiro período deixava o sonho muito próximo, mas Portugal, no pior cenário, precisava de vencer por 25 pontos de diferença para ser um dos melhores segundos classificados.

Com uma entrega gigantesca de toda a equipa, acabou por não ser necessário atingir tal margem. Em Sarajevo a Bósnia fazia o resto.

Fonte:o jogo


Tags: , , , , , , , , , , ,

0 comments: