Special one - Mourinho

terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Mourinho

É bem verdade que dito em inglês soa melhor. De facto, Special One fica bem, mesmo que pronunciado na língua de Sua Majestade mas com sotaque do Porto. Pois bem, "Sepéçali Uône" está de volta, coroado por dois títulos de campeão inglês e finalmente aceite em Portugal. Todos querem o sucesso de Mourinho, principalmente os emigrantes em Inglaterra, a quem uma vitória do Chelsea se afigura sempre como uma boa forma de afirmação. Essencialmente diante do colega do lado, um inglês toldado pela chuva, nevoeiro e debates da Câmara dos Comuns. Mas isso é nos confrontos internos.

O José Mourinho que hoje chegará ao Porto, outrora Palermo, não é arrogante, convencido e inconveniente. Ao renovado Aeroporto Sá Carneiro chegará o melhor do Mundo - ganhe ele 120 ou 150 mil contos por mês -, elevado a essa categoria depois do bicampeonato inglês, uma Taça da Liga e uma supertaça inglesa. Quando o aeroporto era ainda desaqueado às necessidades, designadamente em noites de voos com origem em Gelsenkirchen e Sevilha, Special One não existia. Era Mourinho, especialmente mal-educado e convencido. E ao que se sabe agora, beneficiário directo da política de bolinhos e café, ainda que treinador da equipa que venceu a Taça UEFA e a Liga dos Campeões, sendo também a base do segundo lugar no Euro'2004.

No segundo regresso ao Estádio do Dragão será certamente aplaudido, mais aplaudido do que em Dezembro de 2004, até porque o sentimento de perda já se diluiu com o tempo e uma dobradinha caseira. Há dois anos teve a reacção que mereceu de quem acabara de ver partir o treinador campeão europeu, vencedor da Taça UEFA, bicampeão português e ainda vencedor de uma Taça de Portugal e outra Supertaça Cândido de Oliveira. Mas isso era quando era arrogante...

Objectivo: tradição
Invicto

A tradição tem o seu peso e mais pesada fica acrescida de estatística. O FC Porto nunca perdeu em casa com equipas inglesas. Em oito confrontos cedeu quatro empates e a última das vitórias foi diante do Chelsea.

Fonte : o jogo

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

0 comments: